Prefeitura Municipal de São Domingos do Prata

Você sabia?
Imprimir Email

Institucional

Conheça São Domingos do Prata

por Acom/PMSDP

02/10/2015 12:44

São Domingos do Prata

Situada a 136 Km da capitai, a cidade é rica em belezas naturais, cachoeiras, trilhas, natureza preservada, casarões e fazendas históricas, além da hospitalidade de seu povo. Ocupando uma área de 791 km2, São Domingos do Prata possui relevo em montanhas e ondulações e é banhado pelo Rio Prata. A agropecuária engloba milho, cana, feijão, café, arroz, banana e ainda criação de bovinos e sumos. A cidade tem um dos melhores carnavais de toda região, que atrai milhares de foliões das cidades vizinhas e outros estados, quando a rua principal é transformada em urna grande folia. As cavalgadas são realizadas constantemente nos distritos e no Parque de Exposições. E para completar o calendário de eventos, há o Encontro Nacional de Motociclistas e os Campeonatos de Vôo Livre.

 

Pedra do Quessé (Alto das Posses)

Mais conhecida corno a Pedra do Vôo Livre, localiza-se a 12km de São Domingos do Prata. Possui uma rampa para prática de vôo livre, utilizada em campeonatos mineiros. A pedra é excelente referencial para praticar salto de parapente, mirante para turistas, trilhas ecológicas e turismo de aventura.

 

Pedra da Baleia

Localizada a 15km do Município, no conjunto geológico Morro da Sela é ideal para a prática de esportes radicais corno rapei e escalada, trilhas ecológicas, acampamentos.

 

Cachoeira do Alfié

Possuí grande volume de água e queda de mais de 10 metros de altura. Localiza-se na Fazenda Chapada, no distrito de Santana do Alfié. Sua extensão total chega a 1km de água corrente. Existem piscinas naturais formadas nas pedras e uma lagoa na queda final.

 

Kabana Cachoeira

Localiza-se na Fazenda de Nozinho Pereira, a aproximadamente 7km da sede. Muitos turistas e visitantes fazem trajeto a pé, o que permite admirar o belo visual. Conta com infraestrutura de bar, banheiros, quiosques e área para churrasco.

 

Igreja Matriz São Domingos de Gusmão

Possui uma arquitetura imponente, imagens talhadas em madeira e seus vitrais são formados por mosaicos vindos de Poirtugal, No interior, imagens sacras e a arquitetura moderna caracterizam a beleza da igreja.

Em sequência, Carnaval de Rua, Pedra da Baleia, Igreja Matriz São Domingos de Gusmão

História

O município de São Domingos do Prata, tem a origem de sua fundação, em 1785, ligada à aventura, segundo a tradição ou a lenda de Domingos Marques Afonso, um dos primeiros que obtiveram sesmaria de terras na região. Em 1760, Domingos Marques Afonso e Antônio Alves Passos deram início a construção da capela dedicada a São Domingos de Gusmão, no local onde hoje encontra a atual Igreja Matriz. Dada a fertilidade dos terrenos, outros moradores foram atraídos para o local, formando-se, em pouco tempo o povoado em torno da capela. O mesmo foi elevado à categoria de distrito em 20 de julho de 1843 com o nome de São Domingos do Prata, tal como já era chamado o arraial. Em 1º de março de 1890, foi elevado à categoria de vila, e em 2 de março de 1981, passou a categoria de cidade.

 



Matérias relacionadas

    Final do corpo do documento e conteúdo da página